sexta-feira, 19 de setembro de 2008

MUITO INTERESSANTE!


A Escola Bíblica Dominical (EBD) continua sendo uma das mais importantes organizações da igreja. É um dos principais veículos para ensinar a guardar todos os ensinamentos de Jesus e fazer discípulos. Por isso mesmo deve continuar a existir. Ela é a maior, a melhor e a mais importante do planeta, mas enfrenta em os nossos dias uma das maiores crises desde a sua criação. E, para que volte a cumprir os seus propósitos, deve-se repensar sua estrutura, que se mostra arcaica e retrógrada e promover-se mudanças no seu funcionamento.Apesar de ter um maravilhoso livro para ensinar – a Bíblia Sagrada – extensa bibliografia, recursos didáticos, audiovisuais e eletrônicos, a EBD vem se “arrastando” com seus muitos problemas. Além de quase não atingir os objetivos propostos (evangelizar, ensinar a Palavra de Deus e edificar), não mais tem despertado interesse nas pessoas que fazem parte da igreja. Há situações em que a Escola vem sendo mantida apenas para dizer que não acabou. Existe apenas nominalmente, mas não funciona, não produz resultados.A EBD é a maior escola do mundo porque é uma escola acessível a todos, sem restrições de credo, raça, status social etc.É também a melhor porque, ao mesmo tempo em que prepara para a vida, possibilita o encontro com Deus desde a criança, na sua mais tenra infância, ao ancião.A Escola Dominical é a mais importante porque confronta o aluno com os valores ético-morais e espirituais, mencionados na Palavra de Deus, com os apresentados pelo mundo. Além disso, tem uma proposta de salvação (pregar o evangelho), de ensinar a guardar todos os ensinamentos do Senhor, dentre outras.Todavia, deparamo-nos com um paradoxo. Apesar da sua grande importância para a vida da igreja, observamos que, no tocante ao funcionamento a EBD:
Apresenta falta de interesse: por vários motivos alunos e professores não se aplicam aos estudos propostos; refletida no grande índice de impontualidade e não assiduidade às aulas;
Não tem recebido a importância que merece: em alguns casos, a liderança da igreja não dá o devido valor à Escola, o que acaba afetando também os liderados.Observe-se que não estamos falando da maioria, mas é fato em algumas igrejas. Quando da elaboração e execução de projetos da igreja, a EBD tem sido deixada por último, ou, no mínimo, colocada em segundo lugar na lista de prioridades. É tratada como opção e não como fator relevante para o crescimento e fortalecimento do Corpo de Cristo. Geralmente o culto da noite vem em primeiro lugar. Por receber maior número de pessoas no domingo à noite, direciona-se a visão para a ampliação do templo, para a melhoria do som, para a compra de novos instrumentos, ventiladores, e, se possível, ar condicionado central, a fim de gerar maior conforto.Nestes casos (em que a EBD não recebe a devida importância) a igreja investe mais no louvor (compra de instrumentos, contratação de cantores etc), na realização de eventos como retiros, acampamentos, congressos, etc. ou mesmo em obras de reforma ou aquisição de patrimônio (compra de veículo, sítio e outras propriedades) do que em educação, que, neste caso, engloba a EBD, Educação Infantil, Treinamento, EBF, Cursos etc.
... concluímos que é possível dar nova vida à Escola Bíblica Dominical sem a expectativa de operação de milagres, como pensam algumas pessoas, ou com a realização de obra de grande vulto.Precisamos olhar para os problemas aqui apresentados como desafios e oportunidades de amadurecimento e crescimento; como obstáculos a serem vencidos, motivando-nos a mudar para melhor.Seja você mesmo a melhor propaganda da sua EBD, participando, envolvendo-se totalmente. Não fique esperando que outro o faça. Pratique o corpo-a-corpo para convidar e falar bem da sua Escola. Use a criatividade elaborando convites, cartazes, faixas, panfletos etc.Proponha investimentos sem medo deles serem rejeitados. Busque sempre informações que o (a) mantenha atualizado (a). Se tiver conhecimento de algum curso, seminário etc., entre em contato com os colegas, converse com o seu pastor.Pense na flexibilização de dias e horários para estudos como forma de ampliar o leque de opções para professores e alunos.Atue como caça-talentos. Ore ao Senhor para ajudá-lo (a) nesta tarefa. Ao mesmo tempo, dedique algum tempo para observar a participação das pessoas na EBD com o propósito de aproveitá-las na Escola.O nosso desejo é possamos nos reunir em outras oportunidades, para compartilharmos novas experiências, ao mesmo tempo ouvirmos dizer que a sua EBD é e está uma bênção.

Nenhum comentário: